O aço inox, popularmente também conhecido também como aço inoxidável austenítico, consiste em uma liga metálica formada por ferro e cromo. Essa mistura faz com que ele seja mais resistente quando em comparação ao aço comum – sendo essa resistência maior em relação ao calor, a diferentes corrosões e a impactos.
Quando demais elementos químicos são adicionados ao aço inox, tais como níquel, silício, cobre, carbono ou outros, eles ganham subclassificações..
O aço inoxidável austenítico apresenta resistência superior a corrosões, se comparado aos aços ferrítico e martensítico. Ele é composto por ferro, cromo e níquel, elementos que o tornam um material de alta qualidade. Além disso, é eficiente para trabalhos a frio, conta com ótimas propriedades mecânicas e é facilmente utilizado em operações de soldagem.
Esse tipo de aço é usado com frequência em elementos arquitetônicos, que precisam ser resistentes contra a oxidação e outros fatores de aspecto natural. O aço austenítico é encontrado também nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, petroquímicas, aeroespaciais e de equipamentos hospitalares.
Tipos de aço inoxidável austenítico mais empregados:
Entre os principais tipos de aço inox estão os austeníticos, ferríticos e martensíticos. Os austeníticos (tipos 304, 304L, 316 e 316L) possuem de 17% a 25% de cromo e de 7% a 20% de níquel. Apresentam alta ductilidade, ou seja, facilidade de trabalhar com o material, bom desempenho em soldagem e são o tipo de aço inox mais utilizado por apresentar boa resistência à corrosão. Os aços inoxidáveis desta classe não são magnéticos, ou seja, não são atraídos por ímãs.
Aço 304: é uma liga de alta resistência contra corrosão. Utilizada principalmente na fabricação de itens para hospitais, indústrias químicas e farmacêuticas, entre outras. Esse tipo consegue evitar a ferrugem, cujas partículas podem alterar a composição dos produtos na hora da produção. Sem dúvida o aço inox mais popular,amplamente utilizado em artigos de cozinha, hospitais, indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas.
Aço 304L: é uma versão aprimorada do aço anterior e por isso, pode ser usada nos mesmos locais. Entretanto, o aço 304L é indicado principalmente para evitar corrosões intercristalinas, que ocorrem nos contornos do grão, também chamadas de corrosão intergranular. Versão mais aprimorada do AISI 304, este pode ser usado na produção dos mesmos? artigos que necessitam de uma proteção extra corrosão interna (intercristalina).
Aço 316: é ainda mais superior aos modelos anteriores, pois conta com molibdênio (um elemento químico que resiste à corrosão de maneira eficaz) em sua fórmula, podendo ser utilizado nos mesmos tipos de indústria. Conta com molibdênio em sua? composição, sendo uma alternativa superior para? aplicações semelhantes aos dos tipos AISI 304 e AISI 304L.
Aço 316L: é semelhante ao aço 316, mas possui baixo teor de carbono e devido a isso, é mais resistente contra a corrosão intercristalina.
Além dos austeníticos citados, existem outros tipos como o 302, 303, 308, 310, 314, 321, 347 e muitos outros. Cada um contém alterações em suas propriedades, entregando leves diferenças entre si. Por isso, é importante saber qual o tipo de aço inoxidável é o mais indicado para o seu uso. Fique atento à qualidade do produto e a qual finalidade se destina.